Intercâmbio possibilita ver de perto realidade dos atingidos pela mineração


Publicado há 13 anos, 7 meses

Helen Boborema*

A Cáritas Diocesana de Paracatu recebeu, nos dias 23 e 24 últimos, agricultores/as e representantes de organizações populares das microrregiões da Serra Geral e Alto Rio Pardo, em intercâmbio para conhecer a realidade dos atingidos pela mineração.

Em Paracatu, tanto a população urbana quanto rural tem sofrido bastante com os impactos da mineração, que além da fragilizar o meio ambiente, trouxe muitos problemas sociais e de saúde. Como é o caso do aumento significativo do câncer provocado pela liberação de arsênio, a partir da exploração do minério.

Para os visitantes, a realização deste intercâmbio é muito importante tendo em vista que suas regiões têm sido freqüentes alvos de especulações e investidas de grandes projetos minerários.

Essa iniciativa foi fruto de articulações que se mobilizam em prol de um projeto popular em defesa da vida. Outras iniciativas, como reuniões e encontros, já foram realizados na região com o mesmo objetivo.

Intercâmbio - O intercâmbio intermunicipal foi organizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro, a ASA de Minas Gerais em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. Também estiveram presentes representantes dos Sindicatos de Riacho dos Machados, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Nova Porteirinha, Janaúba, da ONG ambiental de Rio Pardo de Minas e agricultores familiares das comunidades possivelmente atingidas pelo projeto de mineração a ser instalado em Riacho dos Machados, que já está com licença prévia.

O intercâmbio tem sido uma importante metodologia utilizada pela (ASA) e parte do princípio da construção coletiva do conhecimento, valorizando a troca de saberes de forma horizontal e socialmente construída.

Oportunidade - Foi visitada também a Associação de Apoio à Agricultura Familiar do município de João Pinheiro. Lá foram vistas as estratégias de apoio às produções das famílias agricultoras, como o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a valorização de sementes crioulas.


* Comunicadora Popular ASA Minas - UGT STR Porteirinha-MG

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA