Microrregião do médio Vale do São Francisco se mobiliza para o EnconASA.


Publicado há 11 anos, 8 meses


Por Priscila Souza - comunicadora popular da ASA e Cáritas.

Os agricultores e as agricultoras familiares e ainda os povos tradicionais do semiárido mineiro da microrregião do Vale do São Francisco estiveram reunidos dia 19 e 20 de Julho.


Neste encontro debateram o contexto da pior seca dos últimos 30 anos e a participação destes no VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA). Participaram do encontro os municípios de Januária, Araçuaí, São Francisco, Tejuco, Pintópolis, Chapada Gaúcha, Lontra, Japonvar, Araçuaí, Montes Claros, Pedras de Maria da Cruz, Ibiracatu, Varzelândia, Bonito de Minas, Manga e São João das Missões.

No debate da conjuntura, as comunidades apontaram os desafios marcados por programas assistencialistas ao invés de políticas estruturantes, que ofereçam condições concretas de trabalho. Um dos temas mais debatidos foi o acesso ao crédito e financiamento.  As comunidades afirmam que, entre várias coisas, o Estado precisa garantir educação e formação para os agricultores construírem seus próprios projetos; facilitar a linguagem e os procedimentos para acessar os recursos públicos; regularizar a situação fundiária das comunidades para que elas possam comprovar o direito de propriedade da terra, seja como agricultores ou como povos tradicionais.

Os povos tradicionais, agricultores e agricultoras iniciaram os preparativos para receber os participantes do outros 9 estados do semiárido que virão para o encontro nacional.

Comidas típicas, danças, musicas, saberes tradicionais e inovações tecnológicas, transportes, entre outras ações estão sendo tomadas e construídas coletivamente em Minas Gerais para acolher os participantes do VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) que debaterá os rumos políticos para a luta e resistência destes povos para conviver com o semiárido.


“Este momento foi muito bom, foi um ponta pé inicial para mobilizar para levar nossas lutas, nossas reivindicações e dar nossa contribuição no encontro, ficamos muito animados”, diz Dione Maria Nascimento representante da Prefeitura de Pintópolis e da Associação das Mulheres de hortifrutigranjeiros.

Estas lutas e desafios colocados pelas comunidades da microrregião do médio Vale do São Francisco também são os temas caros a Articulação no Semi- Árido (ASA) e estarão presentes durante o EnconASA de 19 a 23 de novembro em Januária, Minas Gerais.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA