MULHERES DAS COMUNIDADES DO PERUAÇU (MG) PARTICIPAM DO CURSO DE BENEFICIAMENTO DE FRUTO


Publicado há 10 anos, 8 meses




Por Paula Alves, Comunicadora popular Cáritas de Januária 
A região do semiárido é rica em frutos nativos como pequi, cagaita, umbu, araticum, maracujá do mato, mangaba, coquinho azedo, buriti, cajuzinho do cerrado, araçá e vários outros, inclusive alguns bastante comuns, como manga e abacaxi. Esses frutos são utilizados pelas comunidades rurais tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização em feiras livres locais. 
Com a finalidade de agregar valor aos produtos da região e melhorar a renda das famílias, o SENAR Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Projeto Peruaçu realizou, nos dias 29 e 30 de julho, na comunidade do Araçá  no município de Januária, o curso de Beneficiamento de Frutas.
O passo a passo da produção de polpa requer a higienização, seleção de frutas e despolpamento, em seguida a polpa é acondicionada e armazenada para finalmente ser embalada e rotulada. Participaram da atividade 12 mulheres da região do Peruaçu, que demonstraram satisfação em aprender mais uma atividade de geração renda com as riquezas da sua região.
Valderides Silva, Animador do Projeto Peruaçu avalia que o curso foi muito bom, tanto pelo aperfeiçoamento de conhecimento das mais experientes, como em razão da formação das participantes que não dominavam o assunto.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA