NORTE DE MINAS GERAIS: ÍNDIOS XAKRIABÁ SE MOBILIZAM E INTERVÉM CONTRA OS DESMANDOS DA SESAI


Publicado há 10 anos, 7 meses

 



Nesta segunda feira (26), cerca de 150 indígenas Xakriabá fizeram uma intervenção no polo da SESAI (Secretária Especial de Saúde Indígena)no Município de São João das Missões. Segundo as lideranças, a intervenção é uma resposta à falta de diálogo e descumprimento de acordo firmado com a atual coordenadora da SESAI Elizabeth Stehling. As lideranças denunciaram que a atual coordenadora vem atropelando a organização interna do povo.

Os indígenas denunciam ainda manobras políticas na região no intuito de enfraquecer a luta indígena e a organização interna Xakriabá. Segundo as lideranças, o Povo Xakriabá está unido e não permitirá qualquer imposição da atual Coordenadora, visto que em reuniões anteriores foi firmado um compromisso para que todas as nomeações que fizesse referencia ao atendimento a saúde do Povo Xakriabá deveria passar por uma discussão com as lideranças antes da sua aprovação. 

Os indígenas destituíram 03 funcionários promovidos pela atual coordenadora a cargos de chefia, suspendendo-os das suas funções por entender que não houve discussão com a organização interna, descumprindo compromisso  firmado entre lideranças Xakriabá e coordenação da SESAI.

Os indígenas Xakriabá afirmaram que farão as intervenções necessárias para garantir a sua participação nas decisões sobre as políticas públicas que incide sobre o seu território seja ele de ordem local, estadual ou nacional.

Estas discussões estão sendo travadas com a SESAI há algum tempo, a mobilização Xakriabá é mais uma das varias manifestações de insatisfação com o atendimento a saúde indígena, onde as suas lideranças não abrem mão do direito de discutir, decidir e participar do controle social da política pública de atendimento a saúde em seu território. 

 


FONTE: Conselho Indigenista Missionário – Regional Leste
 

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA