Nos dias 26 e 27 de maio, as equipes técnicas das Unidades Gestoras Microrregionais (UGMs) e representantes das instituições que desenvolvem o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) em Minas Gerais, sentaram em Belo Horizonte, acolhidos pela Cáritas Regional de Minas Gerais, para avaliar e planejar sobre a implementação das novas metas do Programa no estado.
Também estiveram presentes no encontro a equipe técnica da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), que é a Unidade Gestora Central do programa, representantes da Coordenação Estadual da ASA, comunicadoras populares e a coordenadora executiva da ASA pelo estado da Bahia, Cleusa Alves.
O encontro serviu para dialogar sobre a gestão do P1MC e planejar a execução do programa, principalmente, do atual termo de parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS.
Para Carla Blenda da equipe técnica do CAA-NM, “a reunião foi importante para a boa execução dos termos de parceria”. Segundo ela, “o interessante foi que permitiu um planejamento conjunto com troca de experiências, [incluindo] desafios e avaliações entre as UGMs do estado e a equipe técnica da própria AP1MC”.
Já para Edilaura Alves, do CAV, foi essencial fazer as avaliações e planejamentos juntos, principalmente pela “perspectiva de construir estratégias para dinamizar a capacidade operacional para aperfeiçoar a relação com as atividades e instituições parceiras”.
Segundo Jean Carlos Medeiros, coordenador do P1MC, os objetivos do Programa devem ser encaradas como missão da ASA e não apenas como metas a serem cumpridas.
Por Helen Borborema, comunicadora popular da ASA/ STR Porteirinha-MG