PF investiga a Vale em operação para combater grilagem


Publicado há 12 anos, 6 meses

A Polícia Federal investiga um suposto esquema fraudulento de apropriação de terras públicas do Estado de Minas Gerais ricas em minério de ferro e suspeita do envolvimento da mineradora Vale, informa reportagem de Paulo Peixoto, publicada na Folha desta quarta-feira.

A PF e os Ministérios Públicos Federal e estadual querem saber as razões de a companhia ter pago R$ 41 milhões a supostos integrantes de uma quadrilha que fraudava títulos de terras públicas.

A Vale diz desconhecer o inquérito.

O esquema envolve servidores públicos, mineradoras, empresas de exploração florestal e grileiros, segundo a polícia.
A Operação Grilo, deflagrada na terça-feira, resultou no afastamento do secretário de Regulação Fundiária, Manoel Costa, a pedido do Ministério Público do Estado.

A PF pediu a prisão de dez pessoas e cumpriu mais de 20 mandados de busca e apreensão, a maioria em cidades do norte de Minas, onde as investigações estão concentradas.

A quadrilha, segundo a PF, contava com a colaboração de pelo menos dois funcionários do Iter (Instituto de Terras de Minas Gerais), autarquia do governo estadual, subordinada ao secretário Manoel Costa.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/978371-pf-investiga-a-vale-em-operacao-para-combater-grilagem.shtml Clipado do Blog Combate ao Racismo Ambiental

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA