RIACHO DOS MACHADOS CELEBRA DIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA RURAL


Publicado há 12 anos, 8 meses

Por Helen Borborema

Comunicadora Popular ASA - STR Porteirinha/MG


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados realizou uma grande festa para comemorar o Dia do Trabalhador Rural. Apesar do dia 25 ser considerado a data oficial, foi comemorado no dia 22, oportuno para garantir a presença de centenas de famílias agricultoras.

Para Joeliza de Brito, presidente do Sindicato é muito importante comemorar esse dia, para valorizar cada vez mais o trabalhador e a trabalhadora rural que são os grandes responsáveis pelo alimento que chega na mesa. Joeliza e Hildeu Farias, também diretor do Sindicato, deram boas vindas ao público participante e aproveitaram a oportunidade para apresentarem os trabalhos do Sindicato.

A Festa começou por volta das 16:00 horas com uma celebração customizada e cheia de simbolismos do trabalho rural. Com músicas que abordavam temas do campo animados pelo grupo de liturgia Seguidores de Jesus, os fiéis participaram ofertando ferramentas e produtos da agricultura familiar.

Após a missa aconteceu uma grande Feira dos Empreendedores Rurais. Foram expostos diversos produtos da agricultura familiar e de empreendimentos econômicos solidários. As organizações produtivas de mulheres ganharam grande destaque, como a Padaria Comunitária dos Córregos, que levou beijú, pão, biscoito, canjica e a famosa paçoquinha para comercializar.

Pequenos comerciantes do município também tiveram oportunidade de apresentar seus produtos mobilizados pelo Banco do Nordeste, por meio do CrediAmigo, que foram grandes parceiros na Feira. Ainda durante a Feira aconteceram shows com artistas da terra.

Para Amintas Luiz, diretor do Sindicato foi importante além da celebração e da festa realizar a feira que valoriza os produtos da agricultura familiar, dá visibilidade ao trabalho do campo e ajuda as famílias a divulgarem seus produtos.

Seu Ildeu José da Costa, um dos agricultores do município, morador da comunidade Passagem levou a produção da família: tomates orgânicos, licores de frutas e artesanatos. Já Geraldo Gomes chamou a atenção do público pela quantidade e diversidade de sementes crioulas apresentadas na Feira.

Contexto - Riacho dos Machados é um município com fortes características rurais, sendo 70% dos moradores residentes no campo. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais tem uma forte atuação e uma parceria com a Articulação no Semiárido Mineiro com implementações das cisternas rurais dos Programas P1MC e P1+2, além de contribuir no debate da importância das plantas medicinais, acesso à terra e conscientização dos impactos gerados pela mineração.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA