Semiárido Mineiro


Publicado há 12 anos, 11 meses

O Semiárido brasileiro é um dos maiores e mais populosos do mundo. Cerca de 22 milhões de pessoas vivem nessa área, o que equivale a 13% da população do país. O clima está presente em 10 estados brasileiros, sendo 9 do nordeste e parte de Minas Gerais.



Em Minas Gerais, o semiárido é compreendido nas regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, onde vivem mais de 3,5 milhões de pessoas. Os principais rios são o São Francisco, o Jequitinhonha e o Rio Pardo. A região é caracterizada, principalmente, pela distribuição irregular de chuvas durante o ano.


Com enorme biodiversidade, o semiárido mineiro abriga os biomas caatinga, cerrado e parte da mata atlântica, o que garante uma rica flora e fauna nativa, que é também retratada com alegria na cultura de seu povo.


Historicamente, essa grande riqueza é agredida por políticas de desenvolvimento degradantes, baseadas na concentração de terra, água e renda. Isso tem provocado degradação ambiental e exclusão social de milhares de famílias agricultoras da região.
 Nesse contexto, a ASA Minas defende a democratização do acesso à água e à terra como elementos fundamentais na construção de um outro modelo de desenvolvimento para o nosso semiárido, com base na agroecologia, na sustentabilidade dos recursos e na convivência com a região.


Busca no blog

POSTAGENS POR DATA