Semiárido mineiro se prepara para acolher o Semiárido brasileiro


Publicado há 12 anos, 6 meses

Helen Borborema*, Myrlene Pereira** e Fernanda Cruz***


A organização do VIII Encontro Nacional da Articulação do Semiárido, o EnconASA, que pela primeira vez acontecerá em Minas Gerais, está em pleno vapor. Nos últimos dias 13 e 14, cerca de 40 integrantes da ASA Minas, de diferentes regiões, reuniram-se em Januária, município que sediará o evento, para discutir as propostas de tema, programação, metodologia e logística do evento.


A proposta da ASA Minas é que o próximo EnconASA reflita sobre os territórios da ASA, suas histórias de luta e resistência, aliado a um processo metodológico que privilegie as experiências dos agricultores e agricultoras de todos os estados. Para a coordenadora executiva pelo estado de Minas Gerais, Valquíria Lima, esse será um grande desafio para ASA. “Essa dinâmica proposta para o encontro exigirá um processo preparatório nos estados bastante aprofundado, principalmente em relação à percepção dos territórios e de como eles estão organizados. Queremos montar um grande mapa das nossas experiências a partir do que vem desses territórios e, para isso, precisamos do empenho das ASAs estaduais”, explica.


A reunião também foi um espaço para as comissões planejarem suas atividades e apontarem prazos e custos necessários para a realização do evento. Até o momento, elas estão divididas em: infraestrutura, feira, ato público, mística, cultura, comunicação, visita de campo, juventude e finanças. Segundo Valquíria Lima, essas comissões estão organizadas a partir da proposta inicial do evento, “mas algumas tendem, futuramente, a se fragmentar e outras a se fundirem”.


O EnconASA acontece a cada dois anos, sempre em um estado do Semiárido brasileiro. A oitava edição será realizada de 24 a 28 de julho de 2012, em Januária, no norte de Minas Gerais.


*Comunicadora Popular ASA Minas pelo STR Porteirinha-MG /**Comunicadora Popular ASA Minas pela Cáritas Dioc. Araçuaí/ ***ASAcom

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA