TRADIÇÃO SERÁ REGISTRADA EM VÍDEO


Publicado há 13 anos, 6 meses

A história da Festa Tradicional de Senhora Santana, da comunidade centenária de Serra Branca, no município de Porteirinha, será contada em documentário. A Associação Baru Cultural, está realizando a edição das filmagens que foram gravadas durante a oficina Construindo Nossa História, com jovens e adolescentes da comunidade durante a Tradicional Festa.

As filmagens foram realizadas na comunidade durante os nove dias das festividades que aconteceram no mês de julho. Participaram 10 jovens e adolescentes da comunidade que fazem parte da Associação Cultural Senhora Santana. Durante quatro dias, os jovens puderam compreender algumas técnicas e práticas utilizadas pelo registro de vídeo. Também durante a oficina foi falado dos diversos meios de comunicação popular disponíveis e de fácil acesso para fortalecer a comunidade e as iniciativas populares.

Como a festa e a comunidade centenária têm um valor histórico muito forte para a região e principalmente para o município, foi pensado a realização dessa oficina para além de contar a história fazendo registro de depoimentos, também despertar jovens e adolescentes para a valorização cultural e de suas histórias.

A Oficina Construindo Nossa História foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha junto com a Associação Baru Cultural. Porém a produção da mesma só foi possível graças a parceria com a CESE, Coordenadoria Ecumênica de Serviços que financiou a Oficina.

A Edição do Vídeo faz parte do envolvimento da Associação Baru Cultural com a causa, que de forma colaborativa, estão finalizando a história que tem previsão de ser lançada ainda este ano. Esse arranjo faz parte de uma das iniciativas da Rede de Comunicadores Populares do Semiárido Mineiro que luta pelo direito à comunicação na região, por meio da Articulação no Semiárido Mineiro – ASA Minas.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA