VAZANTEIROS EM MOVIMENTO


Publicado há 12 anos, 8 meses

Helen Santa Rosa* e Helen Borborema**


Na última semana foi lançado o Blog Vazanteiros em Movimento. O objetivo é dar visibilidade às lutas das comunidades vazanteiras do rio São Francisco e, principalmente, acompanhar o processo de retomada de seus territórios tradicionais

No último dia 24 de julho 105 famílias de três comunidades retomaram a ex-sede da Fazenda Catelda localizada no municipio de Matias Cardoso deram início à autodemarcação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Pau Preto, não se conformando com a negligência do governo do Estado de Minas Gerais.

Toda essa movimentação foi documentada por uma equipe de cineastas e fotógrafos da Escola Popular de Comunicação Crítica (Observatório de Favelas) e da Agência Imagens do Povo. Além disso, muitos blogs e sites parceiros tem publicado notas e matérias sobre o assunto dando visibilidade à luta. Porém, agora com o blog Vazanteiros em Movimento, o conteúdo será organizado em um só endereço.

Segundo Luciano Dayrell, cineasta responsável pela produção dos vídeos, o blog vai ser atualizado com notícias de acordo com o andamento do processo. Giuliana Alface, fotógrafa da agência de fotógrafos populares Imagens do Povo tem documentado as ações e disponibilizará fotos. Segundo Luciano, toda semana será lançado dois vídeos dando voz aos vazanteiros para falarem de suas histórias, de sua cultura e das questões que afetam a vida das populações ribeirinhas.

A Rede de Comunicadores Populares do Semiárido Mineiro vem apoiando o Movimento e tem divulgado os trabalhos nas redes sociais e nos meios de comunicação disponíveis pelas organizações da ASA - Articulação do Semiárido.

Visite: http://vazanteirosemmovimento.wordpress.com/



* Assessora Comunicação CAA-NM

* Comunicadora Popular ASA - STR Porteirinha/MG

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA