VIII EnconASA realiza último mutirão de sistematização


Publicado há 11 anos, 7 meses



Por Priscila Souza - comunicadora ASA/Cáritas MG.
A Articulação no Semi-Árido brasileiro (ASA) realizou seu terceiro mutirão de sistematização das experiências com as quais se intercambiará durante o VIII Encontro Nacional da Articulação (VIII EnconASA) que acontecerá em Minas Gerias. Entre os dias 11, 12 e 13 de setembro de 2012, estiveram reunidos uma equipe com 18 pessoas membros da ASA para sistematizar as experiências e trajetórias de luta e resistência dos agricultores, agricultoras e povos tradicionais que vivem no norte do semiárido mineiro.
São destas historias e da visita a realidade deste povo, somado a outras experiências vindas de outros estados do semiárido brasileiro que o VIII EnconASA partirá para discutir quais são as reais necessidades para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e os caminhos futuros.
Neste mutirão vivenciamos a trajetória de luta de quatro comunidades sobre terra e território (quilombolas de Brejo dos Crioulos, Veredeiros), água (agricultores e agricultoras que vivem do projeto Jaíba), ATES (Programa Uma Terra e Duas Águas da ASA).
Encerramos refletindo o papel que as sistematizações cumprem para ser o elementos que auxilia a participação madura dos agricultores e agricultora como protagonistas na construção do conhecimento que forma a ASA. E terminados assim com a passagem de Castaneda sobre o  homem de conhecimento no livro a Erva do Diabo lido pela comunicadora Verônica Praga “Ser um homem de conhecimento não tem permanência. Nunca se é um homem de conhecimento, não de verdade. Ou antes, a pessoa se torna um homem de conhecimento por um instante muito breve, depois de derrotar os quatro inimigos naturais”. E assim conhecer a realidade do nosso povo e nos deparar com nossos desafios é o caminho que segue nosso VIII EnconASA.

Busca no blog

POSTAGENS POR DATA